terça-feira, 6 de março de 2012

FIQUEM ATENTOS!



Superproteção dos pais pode ser prejudicial
Por: Redação Sempre MaternaIlustração/Foto: ShutterStockPublicado em: 02/03/2012

Cuidado, carinho, diálogo e atenção são extremamente importantes para o desenvolvimento e crescimento dos filhos. Além disso, também é essencial que o pequeno sinta segurança, proteção e amor dos pais.
Infelizmente, notícias sobre violência, doenças, entre outros perigos, geram desconfortos quanto à proteção da criança. Para o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, estes fatores aumentam a preocupação das mamães e papais, fazendo-os resguardar ainda mais os filhos.
Porém, as crianças precisam superar medos. De acordo co o crescimento, é natural que ele descubra um mundo de desafios. “Obviamente, cuidados são necessários, mas, e quando essa função de protetores e zeladores ultrapassa os limites e acaba atrapalhando no desenvolvimento da criança?”, questiona o médico.
Segundo o pediatra, privar e superproteger interfere no progresso, seja físico ou psicológico da criança. “Proteção exagerada pode gerar instabilidades, receios, ansiedades e angústias, dificultando que eles se transformem em adultos independentes”, complementa.
“O cuidado faz parte do desenvolvimento de qualquer pessoa. Lembre-se: quem ama, cuida. Quem ama, permite!”, finaliza o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário