terça-feira, 23 de outubro de 2012

Prezados Pais
Gostaria de alertá-los para uma questão importante, provavelmente mais importante do que vocês imaginam... Beijar seu filho (a) na boca pode trazer alguns incômodos!
O 1° incômodo diz respeito à saúde bucal. A cárie é uma doença provocada por bactérias que aproveitam os restos dos alimentos que ficam na boca, comprometendo os dentes. Por isto, o adulto não deve beijar a criança na boca, nem se alimentar utilizando o mesmo talher, pois estará transmitindo essas bactérias.
O 2° incômodo refere-se à erotização que esse gesto pode provocar principalmente se for acompanhado de outros hábitos como dormir na mesma cama que os pais. Não subestime seu filho (a) e sua capacidade de fantasiar, bem como de perceber o que acontece à sua volta, inclusive quando ele aparenta estar dormindo. A estimulação acentuada leva ao interesse precoce, podendo desencadear comportamentos sexuais impróprios.
São comuns as crianças tentarem beijar seus pais na boca “como na novela”. A dificuldade em diferenciar um comportamento tipicamente adulto de um comportamento infantil pode culminar no 3° incômodo.
O constrangimento perante os outros pode ser o 4° incômodo. Na nossa cultura, o beijo na boca tem uma conotação predominantemente sexual. A criança reproduz o que vivencia com os pais, e naturalmente vai de encontro a um colega e o beija na boca; este, por sua vez, tenta fazer o mesmo com outro colega ou adulto, que pode ser a professora ou sua mãe, por exemplo. Certamente, vários pais não irão gostar dessa atitude!
Demonstre seu amor sem prejudicar seu filho!
Patrícia Fasolo Romani
Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre em Saúde Coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário